Visualizar Conteúdo Web Visualizar Conteúdo Web

Notícias

Publicação de Recursos Publicação de Recursos

Voltar

Projeto O Valor do Trabalho não Pago de Mulheres e Homens

Projeto O Valor do Trabalho não Pago de Mulheres e Homens

O valor do trabalho não pago de mulheres e de homens – trabalho de cuidado e tarefas domésticas’ é um projeto que está a ser desenvolvido por uma equipa de investigação do CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social, constituída por Heloísa Perista e Pedro Perista, em parceria com a CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego e, a nível internacional, com o Institutt for samfunnsforskning (Noruega). Conta, ainda, com a participação, na qualidade de consultoras especializadas, de Maria do Céu da Cunha Rêgo e de María Ángeles Durán.

Este projeto será implementado ao longo de 26 meses, terminando em outubro de 2022.

É apoiado financeiramente pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021, no âmbito do Programa ‘Conciliação e Igualdade de Género’, Small Grant Scheme #1 – Elaboração de estudos que analisem o impacto económico das desigualdades entre mulheres e homens, Área Prioritária: C) Estudo sobre o valor do trabalho não pago (doméstico e de cuidado).

Resumo do Projeto:

  • Qual é a dimensão atual e quais são as projeções futuras relativamente ao consumo de trabalho não pago de cuidado em Portugal? Quem o assegura e quem o poderá assegurar nas próximas décadas?
  • Qual é o valor monetário do trabalho não pago de cuidado de mulheres e de homens?
  • Qual é o impacto do trabalho não pago de cuidado na economia nacional, e em particular no PIB?

Objetivos:

  1. Estimar a dimensão do consumo de trabalho não pago de cuidado. Com base na Escala Durán será estimada a distribuição do consumo de trabalho não pago de cuidado, por grupos etários, com especificação do volume anual de horas de trabalho não pago de cuidado, consumidas por cada grupo etário. Por outro lado, serão desenhados cenários prospetivos sobre a procura de cuidado, até 2050. Serão, ainda, ensaiados cenários sobre a distribuição deste tipo de trabalho não pago de cuidado entre mulheres e homens nas famílias, o voluntariado, o Estado / os serviços públicos e o mercado.
  2. Estimar o valor monetário do trabalho não pago de mulheres e de homens – cuidado e tarefas domésticas. Serão utilizadas duas abordagens metodológicas complementares: o custo de oportunidade e o substituto de mercado. Com o objetivo de ir mais além, associar-se-á ao reconhecimento e valorização do trabalho não pago, através da medição do seu valor monetário, uma dimensão de justiça e de bem-estar de mulheres e de homens, através da adoção da Abordagem Triplo R – Reconhecer, Reduzir, Redistribuir o trabalho não pago de cuidado e doméstico.
  3. Estimar o impacto do trabalho não pago de mulheres e de homens – cuidado e tarefas domésticas - na economia nacional, e em particular no PIB. Será estimado o contributo do trabalho não pago – cuidado e tarefas domésticas - para a economia do país, e para o PIB em particular, mas também para o bem-estar individual de mulheres e de homens, e para o bem-estar familiar e societal. Com base neste exercício será elaborada uma proposta de conta satélite do trabalho não pago de cuidado e doméstico ao nível do Sistema de Contas Nacionais.
  4. Elaborar recomendações de política pública. Será promovida uma sessão alargada de auscultação, com a participação de pessoas e entidades particularmente credenciadas, com vista à elaboração de recomendações de política pública, bem como de propostas de intervenção concreta, cuja aplicação seja relevante e exequível, a curto prazo, no sentido de Reconhecer, Reduzir e Redistribuir o trabalho não pago de cuidado e doméstico, numa abordagem transformadora sensível ao género e que preconiza o reconhecimento do cuidado no âmbito dos direitos humanos.

Assista ao vídeo e conheça o programa da conferência e a síntese de resultados 

Consulta mais informações sobre este projeto em cesis.org