Visualizar Conteúdo Web Visualizar Conteúdo Web

Notícias

Publicação de Recursos Publicação de Recursos

Voltar

Prémio Defesa Nacional e Igualdade

Este ano, o Prémio Defesa Nacional e Igualdade (PDNI), criado em 2019, foi celebrado no dia 1 de abril , no Museu da Marinha Portuguesa, em Lisboa. O Secretário de Estado Adjunto da Política da Defesa Nacional, Nuno Pinheiro Torres e a Secretária de Estado Adjunta da Juventude e da Igualdade, Carla Rodrigues, entregaram às entidades vencedoras o seguinte:

  • Louvor à Polícia Judiciária Militar (PJM) – Combater a Vitimização Secundária na Justiça. Disciplina Militar com Perspetiva de Género;
  • Duas Menções Honrosas: à Direção Geral dos Recursos Humanos da Defesa Nacional : Identifica-te - que respeita a identidade das pessoas e promove a igualdade e à Direção-Geral de Política de Defesa Nacional o Podcast DGPDN;
  • Entrega do Prémio da 5º PDNI, à Marinha Portuguesa – Navegando Rumo à Igualdade: O Papel Social da Marinha na Defesa Nacional. Este reconhecimento reflete o trabalho estruturado e consistente desenvolvido pela Marinha ao longo dos últimos anos, assente na implementação de estratégias, medidas e projetos com foco no reforço da coesão interna e valorização dos recursos humanos.

Nesta 5.º Edição do PDNI, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) esteve representada como membro do júri, com competência na área da igualdade e a não discriminação entre mulheres e homens, no mercado de trabalho, promovendo diversas áreas, designadamente na proteção da parentalidade, na conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, na prevenção e eliminação do assédio no trabalho e na igualdade remuneratória entre mulheres e homens.

A CITE considera este Prémio um bom exemplo de política pública de igualdade de género, num setor que foi durante alguns anos muito masculinizado e que hoje se evidencia uma mudança de paradigma em matéria de igualdade de género. A atribuição deste prémio à Marinha Portuguesa veio reforçar a promoção da igualdade entre mulheres e homens na organização e o respeito pelo trabalho digno, garantindo os princípios fundamentais dos direitos humanos.