Visualizar Conteúdo Web Visualizar Conteúdo Web

Notícias

Publicação de Recursos Publicação de Recursos

Voltar

EUROBARÓMETRO

EUROBARÓMETRO

A fim de abordar a sub-representação das mulheres no mercado de trabalho, a Comissão Europeia lançou uma iniciativa sobre o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal que visa permitir às pessoas com responsabilidades de cuidados equilibrar melhor o seu trabalho e a vida familiar e incentivar uma melhor partilha das responsabilidades de prestação de cuidados entre mulheres e homens. A iniciativa consiste em medidas legislativas e não legislativas.

No contexto desta iniciativa da Comissão e com o objetivo de aumentar a sensibilização social e política, este inquérito Eurobarómetro Flash reflete as opiniões das cidadãs e dos cidadãos europeus relativamente a diferentes medidas de conciliação entre a vida pessoal e familiar e o trabalho.

O inquérito Eurobarómetro ajuda a comparar as necessidades das pessoas e a disponibilidade e utilização de licenças e formas de organização do trabalho flexíveis nos diversos Estados-Membros. Como um dos principais objetivos da iniciativa é melhorar a igualdade de género, as diferenças nas respostas dadas por mulheres e homens são de particular interesse.

O inquérito questiona sobre:

  • Níveis de satisfação com a conciliação entre o trabalho e vida pessoal;
  • A disponibilidade de formas de organização do trabalho flexíveis e como estas são percebidas pelas entidades empregadoras e pelos trabalhadores e trabalhadoras;
  • As preferências dos europeus relativamente às diversas formas de organização do trabalho flexíveis e como a sua disponibilidade pode influenciar as decisões sobre o emprego;
  • Nível de gozo da licença de paternidade e da licença parental, e o porquê de não gozo destas licenças;
  • Fatores que incentivem mais homens a beneficiar do seu direito a gozar a licença de paternidade;
  • O nível mínimo de salário a partir do qual os europeus estariam dispostos a tirar licença para apoio à família;
  • Como os europeus lidam com os problemas de conciliação entre a vida profissional e a vida familiar em situações inesperadas de emergência familiar.
     

Este inquérito foi realizado nos 28 Estados-Membros da União Europeia entre 26 de junho e 5 de julho de 2018.

Relatório

Relatório

 

Infografia Europeans and work-life balance

Infografia Europeans and work-life balance

 

Factsheet sobre Portugal

Factsheet sobre Portugal