Visualizar Conteúdo Web Visualizar Conteúdo Web

Notícias

Publicação de Recursos Publicação de Recursos

Voltar

Estudo sobre os efeitos das formas de organização do tempo de trabalho

Estudo sobre os efeitos das formas de organização do tempo de trabalho

A Comissão para Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), associou-se ao “CoLABOR – Laboratório para o Trabalho, Emprego e Proteção Social” no âmbito de um estudo sobre os efeitos das formas de organização do tempo de trabalho, com enfoque particular no trabalho por turnos e no trabalho noturno e sobre os seus efeitos para os/as trabalhadores/as e entidades empregadoras

Este estudo conta ainda com o apoio do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), do Instituto de Segurança Social (ISS) e do Instituto de Informática, I.P. (II), entidades do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

No âmbito deste estudo, estão a ser realizados inquéritos online a trabalhadores/as e entidades empregadoras.

Este inquérito versa sobre os efeitos da organização do trabalho nos trajetos profissionais dos/as trabalhadores/as, sobre as políticas de recrutamento e gestão de pessoal dos/as empregadores/as, sobre a saúde e segurança no trabalho e sobre a conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar e está a ser aplicado a uma amostra aleatória de trabalhadores/as inscritos na segurança social, estratificada por idade, sexo e setor de atividade.

Por sua vez, o inquérito às entidades empregadoras está a ser aplicado a uma amostra aleatória de empresas com 4 ou mais trabalhadores/as inscritos/as na segurança social, estratificada pelo número de trabalhadores/as inscritos/as e o setor de atividade.  

O tratamento de dados para apuramento da amostra aleatória de trabalhadores/as inscritos na segurança social, é realizado pela Segurança Social.

A aplicação do inquérito decorre através de acesso online via Link, sendo o mesmo totalmente anónimo, respeitando os princípios do RGPD em vigor neste Organismo.

Todos os dados são confidenciais e devidamente anonimizados antes da sua partilha com o CoLABOR, que fará a respetiva análise e tratamento estatístico.

A participação dos trabalhadores e trabalhadoras é de carácter voluntário, pelo que a decisão de participar é livre e pessoal.

O inquérito decorre durante o final do mês de junho e início do mês de julho. Se for contactada/o para responder e tiver alguma questão, por favor, envie um email para estudos@colabor.pt.