Visualizar Conteúdo Web Visualizar Conteúdo Web

Notícias

Publicação de Recursos Publicação de Recursos

Voltar

Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança 2023

Em Portugal, o Dia Mundial da Criança é, todos os anos, assinalado no dia 1 de junho.

Não é possível falar de igualdade, e nem de igualdade no mundo laboral, se não falarmos de igualdade na escolha das profissões.

Todas as crianças têm o Direito à educação, a fazer as suas escolhas, a concretizar os seus sonhos, à manutenção da sua cultura, a fazer aquilo que desejam e que sonham ser, com igualdade de oportunidades.

Por essa razão, a CITE promove o projeto “IgualPro – As profissões não têm género”, que tem como objetivo combater a segregação sexual nas escolhas educativas e vocacionais de raparigas e rapazes, bem como a consequente segregação na escolha das profissões que, mais tarde, acaba por estar na origem de discriminação e de situações de desigualdade no trabalho e no acesso ao emprego.

A promoção da igualdade entre rapazes e raparigas nas escolhas educativas e profissionais é fundamental, bem como, a desconstrução dos estereótipo de género associados às diferentes áreas de estudo e profissões, de harmonia com a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, onde a eliminação dos estereótipos é assumida como preocupação central do Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens.

Todas as crianças devem ser LIVRES para fazer as suas escolhas, escolhendo ser e fazer o que as faz mais FELIZES.