Visualizar Conteúdo Web Visualizar Conteúdo Web

Notícias

Publicação de Recursos Publicação de Recursos

Voltar

Dia Internacional da Igualdade Salarial

Estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 2019, assinala-se, hoje, 18 de setembro, o Dia Internacional da Igualdade Salarial, destacando o compromisso global de promover a igualdade salarial entre homens e mulheres, como reflexo da preocupação pelo lento progresso pela igualdade económica entre mulheres e homens, designadamente ao nível das desigualdades salariais e da persistente desvalorização do trabalho tradicionalmente desempenhado pelas mulheres.

 

Portugal na vanguarda da promoção da igualdade salarial

Portugal, membro da EPIC desde 2019, está fortemente comprometido em promover a igualdade salarial entre mulheres e homens, através de políticas que promovem a transparência e igualdade remuneratória, implementando mecanismos eficazes no combate às desigualdades salariais. Em 2018 foi aprovada a Lei n. º 60/2018, de 21 de agosto e mais recentemente, em 2022, foi criada a distinção «Empresas que Promovem a Igualdade Salarial Entre Mulheres e Homens», atribuída anualmente pela CITE às empresas que possuam um índice de desigualdade salarias entre 1 e -1. A 15 de junho deste ano foi publicada a Norma de Sistema de Gestão para a Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens (NP 4588:2023), desenvolvida no âmbito de um projeto promovido pela CITE em parceria com o IPQ, e que poderá ser consultada em no site do IPQ.

 

Transparência salarial

Uma das estratégias-chave para combater a diferença salarial entre homens e mulheres é a implementação de mecanismo de avaliação de funções assentes em critérios objetivos comuns a homens e mulheres, com base na avaliação do conteúdo funcional dos postos de trabalho.

 

Eliminação das disparidades salariais entre setores e profissões

Outro desafio importante é a eliminação das disparidades salariais entre diferentes setores e profissões. Estas disparidades perpetuam situações de discriminação entre mulheres e homens, sendo causa e ao mesmo tempo consequência da persistente segregação profissional vertical e horizontal. A falta de transparência nos níveis de remuneração dentro das organizações contribui fortemente para este problema sistémico e estrutural na sociedade.

 

Compromisso global para um futuro mais igualitário

Enquanto celebramos o Dia Internacional da Igualdade Salarial, importa lembrar que a igualdade remuneratória não é apenas uma questão de justiça, mas também uma necessidade para alcançar uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva. A EPIC está empenhada em trabalhar continuamente para garantir que homens e mulheres recebam remuneração justa por seu trabalho em todo o mundo.