Visualizar Conteúdo Web
Publicação de Recursos
Dia Internacional da Família
O Dia Internacional da Família foi criado e proclamado em 1994, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com os principais objetivos:
- A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
- Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
- Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades;
- Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.
As mães e os pais que trabalham não deixam de ser mães e pais a tempo inteiro. Foi, também, por essa razão, que a Agenda do Trabalho Digno reforçou as medidas de proteção da parentalidade e de apoio aos/às trabalhadores/as cuidadores/as, de promoção da conciliação entre a vida profissional e familiar e da partilha efetiva de cuidados, tarefas e responsabilidades familiares, bem como a importância do investimento em políticas sociais que protejam as famílias.
Valorizamos todos os conceitos de família, e o seu papel na promoção da igualdade entre mulheres e homens, na construção de uma sociedade mais justa.