Visualizar Conteúdo Web Visualizar Conteúdo Web

Notícias

Publicação de Recursos Publicação de Recursos

Voltar

Dia da Mãe e Dia do Trabalhador.

Dia da Mãe e Dia do Trabalhador. Qual o perfil da mulher trabalhadora portuguesa?

Trabalha muito ou pouco? A maioria tem filhos? E qual a percentagem em lugares de chefia? A propósito da coincidência das duas efemérides, a base de dados Pordata reuniu uma série de dados que permitem perceber como é trabalhar no feminino em Portugal.

A maioria das mães em Portugal trabalha fora de casa. De acordo com os dados recolhidos pela Pordata, o número de mulheres trabalhadoras é de 2,4 milhões – metade da população empregada (números de 2021).

A grande maioria destas mulheres/mães trabalha por conta de outrem (88%), enquanto 8% trabalham por conta própria. Há ainda 10% a trabalhar em tempo parcial.

Das que trabalham por conta de outrem, 83% estão efetivas (contrato de trabalho por tempo indeterminado), ao passo que 14% têm contrato a prazo.

Na distribuição por setores, a maioria está empregada nos serviços (82,6%), 15,8% na indústria e 1,6% no setor primário (agricultura e pesca).

Salários no feminino
Elas continuam a ganhar menos do que eles – mais precisamente, menos 220 euros por mês, em média.

A diferença salarial acentua-se à medida que aumenta o nível de responsabilidade: nos quadros superiores, as mulheres ganham menos 700 euros do que os homens e, entre os profissionais altamente qualificados, menos 326 euros.

Seguros e atividades financeiras são os setores em que a diferença se nota mais, com uma diferença média de 624 euros em benefício dos homens.

Na Saúde, a diferença é superior a 380 euros e, na Educação, são 349 euros de diferença.

Leia o artigo em rr.sapo.pt