Visualizar Conteúdo Web Visualizar Conteúdo Web

Projetos

Publicação de Recursos Publicação de Recursos

Voltar

Estudo e Desenvolvimento de Ferramenta de Diagnóstico da Disparidade Salarial de Género em Empresas: Calculadora DSG

Imagem

Duração do projeto: Janeiro 2013 a Dezembro 2014
Área de intervenção: Eliminação da discriminação no local de trabalho
Entidade Financiadora: Programa Operacional de Assistência Técnica POAT/FSE
 

Objetivos específicos:

  • a. Ajudar as empresas a reconhecer e identificar as causas intrínsecas que potenciam a persistência das disparidades salariais entre homens e mulheres.
  • b. Promover uma reflexão estratégica por parte das empresas sobre as remunerações atribuídas a homens e mulheres no sentido de serem definidos planos de ação com vista a melhorar as suas performances em áreas identificadas.
  • c. Criar um referencial, constituído por um conjunto de indicadores em domínios relacionados com a igualdade de género no trabalho, que permita às empresas realizar um autodiagnóstico ao nível da disparidade salarial, tendo por base uma tabela de índices previamente definidos, a que corresponderá uma pontuação.
  • d. Implementar um processo contínuo e sistemático de comparação do desempenho das organizações face ao que é considerado 'o melhor nível', de forma a induzir as empresas, não apenas a equiparar os seus níveis de desempenho ao melhor, mas a ultrapassar este nível numa perspetiva de melhoria contínua (Benchmarking).
     

Produtos a desenvolver

Um referencial sobre disparidades salariais entre homens e mulheres, editado em suporte papel, que incluirá:

  • 1. Ferramenta eletrónica, online, de cálculo automático das disparidades salariais entre homens e mulheres em empresas, para autodiagnóstico: Calculadora DSG;
  • 2. Manual de apoio à utilização da Calculadora DSG;
  • 3. Estudos de caso (com base na recolha de informação da aplicação-teste da ferramenta de cálculo automático das disparidades salariais nas empresas-piloto);
  • 4. Conclusões da aplicação-teste, com eventuais boas práticas identificadas e um plano de recomendações.