Visualizar Conteúdo Web
Visualizar Conteúdo Web
Laboratórios de Igualdade
Igualdade de Género no Trabalho e no Emprego
O Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP) e a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) têm o prazer de convidar todos e todas a realizar o curso “Igualdade de Género no Trabalho e no Emprego”. Porquê um curso sobre Igualdade de Género? As organizações, os cidadãos e as cidadãs são os agentes da mudança de valores e de comportamentos que nos conduzem à igualdade de género. Quer fazer parte da construção de uma sociedade mais consciente e justa?
- Enquadrar a situação atual de mulheres e homens em várias áreas da sociedade;
- Desenvolver competências pessoais e profissionais, no domínio da igualdade de género.
O curso “Igualdade de Género no Trabalho e no Emprego" destina-se a cidadãos e cidadãs interessados em aprofundar este tema, Trabalhadores, Dirigentes e Representantes da Administração Pública, Central, Regional e Local, Representantes do sector privado e da economia social, Representantes dos parceiros sociais e da Sociedade Civil.
No final de cada módulo há um desafio de avaliação onde pode testar os conhecimentos adquiridos. Após a conclusão dos módulos, deverá responder a mais questões, de forma a completar a avaliação de conhecimentos do curso e responder aos requisitos necessários para a obtenção do certificado do curso, sujeita a uma classificação final igual ou superior a 75%.
Módulo 0 - Boas vindas
Módulo 1 - Situação das Mulheres e dos Homens no Mercado de Trabalho
Módulo 2 - Enquadramento Conceptual
Módulo 3 - Intervir para a Mudança
Módulo 4 - Mecanismos Nacionais para a Igualdade de Género
Inscreva-se aqui
A Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens
Aplicação da Lei n.º 60/2018, de 21.08
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - CITE, no âmbito dos ciclos de formação na área da igualdade entre Mulheres de Homens no Mercado de Trabalho “Laboratórios de Igualdade”, promoveu uma ação de formação com o tema - A Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens - em sessões online, através da plataforma Microsoft Teams, à escolha do/a formando/a.
Datas
-
25 de junho de 2025 | 10h00 - 12h30 | Duração 2h30
-
28 de abril de 2025 | 10h00 - 12h30 | Duração 2h30
-
13 de março de 2025 | 10h00 - 12h30 | Duração 2h30
-
26 de fevereiro de 2025 | 14h30 - 17h00 | Duração 2h30
Conteúdos
Aplicação do Guia de apoio à avaliação de postos de trabalho com base em critérios objetivos a homens e mulheres, disponibilizado pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (art.º 8 º n.º 2 da Lei nº 60/2018, de 21 de agosto).
Datas
-
20 de fevereiro de 2025 | 14h30 - 17h00 | Duração 2h30
-
06 de fevereiro de 2025 | 14h30 - 17h00 | Duração 2h30
Conteúdos
- Enquadramento jurídico sobre a igualdade remuneratória entre mulheres e homens
- Código Trabalho – art.º 31º - Igualdade de condições de trabalho
- Lei n.º 60/2018, de 21 de agosto, que aprova medidas de promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor.
- Aplicação do Guia de apoio à avaliação de postos de trabalho com base em critérios objetivos a homens e mulheres, disponibilizado pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (art.º 8 º n.º 2 da Lei nº 60/2018, de 21 de agosto).
As ações formativas sobre a igualdade remuneratória têm por objetivo de promover a igualdade e não discriminação entre homens e mulheres no trabalho e no emprego, combater a segregação nas profissões, promover a transparência remuneratória e eliminar todas as formas de discriminação no mercado de trabalho.
Chefias intermédias e de gestão de recursos humanos ou, qualquer outra pessoa e/ou entidade, em representação de entidades empregadoras.
A finalidade desta formação é contribuir para o desenvolvimento de novas competências pessoais e profissionais no domínio da igualdade remuneratória entre mulheres e homens, de modo a promover uma cultura organizacional mais inclusiva nas políticas e nos procedimentos e práticas das entidades empregadoras.
Estas ações formativas serão asseguradas por profissionais devidamente credenciados/as com formação pedagógica e científica adequadas às matérias, em cumprimento dos normativos legais em vigor.
As ações formativas serão dinamizadas através da plataforma Microsoft Teams
Os/as participantes receberão um certificado de frequência de formação profissional.