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Públicos Diferentes. Iguais Oportunidades

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Públicos Diferentes. Iguais Oportunidades

Duração do projeto: 2001-2006
Área de intervenção: Percursos Integrados de Orientação-Formação-Inserção
Área territorial: Lisboa e Vale do Tejo
Entidade financiadora: Iniciativa Comunitária EQUAL
Entidade interlocutora: CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social (Ação 1, 2, 3)
Entidade parceiras:
CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (Ação: 1, 2, 3)
I Q F – Instituto para a Qualidade na Formação, I P (Ação: 1, 2)
Regimprensa, CRL (Ação: 1, 2)
INOFOR – Instituto para a Inovação na Formação (Ação: 2)
ISS – Instituto da Segurança Social, IP (Ação: 2, 3)
União dos Sindicatos de Lisboa (Ação: 2, 3)
PROACT – Unidade de Investigação e Apoio Técnico ao Desenvolvimento Local, à Valorização do Ambiente e à Luta Contra a Exclusão Social (Ação: 3)
ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (Ação: 3)
Associação Portuguesa para a Responsabilidade Social das Empresas (Ação: 3)

Objetivos

  • Promover uma abordagem compreensiva das dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, por parte da população mais desfavorecida, envolvendo os/as próprios/as, bem como diferentes atores sociais e económicos com responsabilidade ao nível da formação profissional e do mercado de trabalho, através, designadamente de ações de sensibilização a empregadores, chefias e/ou responsáveis de departamentos de recursos humanos, técnicos/as de emprego e formadores/as;
  • Contribuir para a alteração da imagem estereotipada de certos grupos, bem como promover uma imagem positiva de atividades profissionais socialmente desvalorizadas;
  • Promover a imagem das empresas com preocupações sociais, junto da sociedade em geral, recorrendo-se a órgãos de comunicação social e à criação / divulgação de materiais sobre boas práticas;
  • Sensibilizar empregadores para práticas de recrutamento e de gestão de pessoal não discriminatórias, utilizando-se, para o efeito, as boas práticas identificadas onde à responsabilidade social se associa, também, o êxito económico;
  • Identificar, juntamente com os empregadores, elementos de valorização de profissões com boa capacidade de oferta de emprego mas socialmente desvalorizadas;
  • Contribuir para a criação de "pontes" de articulação e coordenação efetivas entre as diferentes entidades (educação - saúde - ação social - formação - emprego), presentes em 5 Comissões Locais de Acompanhamento (CLA) do Rendimento Mínimo Garantido da área da Grande Lisboa;
  • Promover o desenvolvimento de competências para a função de "técnicos de inserção" entre os elementos das CLA;
  • Contribuir para alterar imagens estereotipadas em relação a certos grupos, junto do tecido empresarial e da sociedade em geral; Promover uma imagem positiva de profissões socialmente desvalorizadas e com boa capacidade de oferta de emprego, através da criação de slogans e da divulgação de casos de sucesso;
  • Promover a empregabilidade de grupos desfavorecidos da população, através de uma "formação integrada" com recurso ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais e relacionais e a uma formação profissional em contexto real de trabalho com o respetivo "follow up";
  • Promover a sociedade da comunicação enquanto cultura informacional, mediante ações de «motivação ativa para procurar a informação e a competência para aplicar a informação às situações sociais».

 

Produtos:

  • A construção de Percursos Integrados
  • Guia de Orientação - A intervenção sindical nas empresas para a responsabilidade social - Como implementar ações positivas para uma prática socialmente responsável nas empresas
  • Memorando para o Atendimento Acompanhamento Social
  • Práticas de Responsabilidade Social no Mundo do Trabalho

 

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Mais informações em:
https://siifse.igfse.pt/