Visualizar Conteúdo Web
Publicação de Recursos
IGUALDADE SALARIAL EM PORTUGAL
Desde 2013 que Portugal tem vindo a assinalar a data de 6 de março como o Dia Nacional da Igualdade Salarial, por marcar, em média, o número de dias extra que as mulheres teriam que trabalhar num ano para atingirem o mesmo salário que os homens ganharam nesse mesmo ano, ou seja, as mulheres teriam de trabalhar mais 65 dias. A desigualdade salarial em desfavor das mulheres rondava, assim, os 18%.
A Comissão Europeia, desde 2013, assinalava este mesmo dia a 28 de fevereiro, sendo a média da desigualdade salarial na Europa de 16,4%. Em 2015 passou a destacar o dia 2 de novembro como o Dia para a Igualdade Salarial na Europa, considerando que nesse dia as mulheres deixariam de ser remuneradas pelo seu trabalho enquanto que os homens continuariam a sê-lo até 31 de dezembro.
Em 2016, Portugal passará a adotar o novo formato europeu, assinalando no final do ano de 2016 o Dia Nacional da Igualdade Salarial, na expectativa de que estas datas sejam cada vez mais coincidentes e que, progressivamente, se aproximem de 31 de dezembro.
É hora de reduzir as disparidades e eliminar estas diferenças!