Visualizar Conteúdo Web
Publicação de Recursos
Conferência Final do Projeto “Igual Pro – As Profissões não têm Género”
No próximo dia 23 de abril, entre as 9h30 e as 16h30, realiza-se, no auditório do IEFP, IP., em Lisboa, a Conferência Final do Projeto “Igual Pro – As Profissões não têm Género”, financiado pelo Programa Conciliação e Igualdade de Género Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 (MFEEE 2014-2021). Trata-se de um projeto de investigação-ação, que tem como finalidade principal combater a segregação sexual nas escolhas educativas e vocacionais de raparigas e rapazes e a consequente segregação das escolhas profissionais. O objetivo é desconstruir os estereótipos de género associados às diferentes áreas de estudo e respetivas profissões, com especial enfoque nas áreas de formação em que se verifique uma efetiva segregação entre raparigas e rapazes.
No âmbito da Conferência, será feita referência ao estudo científico apresentado em abril de 2023, em Coimbra, que, pelo diagnóstico feito, serviu de base à construção de um toolkit, que consiste num conjunto de ferramentas de apoio à formação, no sentido de desconstruir estereótipos de género, muito persistentes, que influenciam as jovens e os jovens nas suas escolhas vocacionais e profissionais.
Este projeto é promovido pela Comissão para a Igualdade no trabalho e no Emprego – CITE, e tem como parcerias nacionais o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - CES, a Associação Portuguesa para o Planeamento da Família - APF, o Instituto de Emprego e Formação Profissional - IEFP, IP., o Centro de Formação Profissional da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação - CINEL, o Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins - CECOA, o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica - CENFIM, o Centro de Formação Profissional da Indústria de Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios - MODATEX e o Instituto de Educação Técnica- INETE e, ainda, a parceria da Noruega, Odal Naeringshage Utvikling.
Nota: Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilíbrio reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais eeagrants.gov.pt
Inscreva-se Aqui
Consulte o Programa
Ou assista através do canal de Youtube da CITE, do Facebook, ou neste site