Publicação de Recursos
Dia Internacional dos Direitos Humanos
Na sequência da adoção pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), o Dia dos Direitos Humanos é celebrado, anualmente, no dia 10 de dezembro.
Esta data é assinalada com o intuito de promover a defesa dos Direitos Humanos por todo o mundo, independentemente da raça, cor ou religião, do sexo, do género, da língua, da opinião política e da origem nacional ou social.
Em 2024 o tema é «Nossos direitos, nosso futuro, agora», com o objetivo de enfatizar o pleno poder dos direitos humanos como o caminho para o mundo que queremos e em que podemos tornar-nos mais pacíficos, iguais e sustentáveis.
O tema deste ano é, assim, um apelo ao reconhecimento da importância e da relevância dos direitos humanos no quotidiano, sendo a oportunidade de mudar as ideias através do combate ao discurso de ódio, corrigindo e combatendo a desinformação.
A desigualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens persiste como uma das mais evidentes forma de discriminação entre mulheres e homens, apesar da consagração, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, do direito de todas as pessoas, sem discriminação alguma, a trabalho igual por salário igual (artigo 23.º da DUDH).