Prémio IGUALDADE É QUALIDADE

 

 

O que é o Prémio IGUALDADE É QUALIDADE?

 

O PIQ tem por objeto o reconhecimento público das empresas e outras entidades empregadoras que, para além do cumprimento das disposições legais relativas à igualdade de género e não discriminação, se evidenciem pela promoção da igualdade entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional, pela adoção de princípios e medidas eficazes, positivas, preventivas de discriminação ou inovadoras e, ainda, na promoção de práticas que visem a prevenção e combate à violência doméstica e de género, com vista a corrigir situações de desigualdade existentes.

 

 

As prioridades, os objetivos e as metas do Prémio IGUALDADE É QUALIDADE são, designadamente:

 

a) Combater a segregação profissional entre as mulheres e os homens no mercado de trabalho;

b) Eliminar as desigualdades nos ganhos médios mensais entre as mulheres e os homens;

c) Reduzir o diferencial entre mulheres e homens na sua integração no mercado de trabalho;

d) Melhorar a qualidade das condições de trabalho;

e) Sensibilizar os parceiros sociais para, ao nível da contratação coletiva, instituírem boas práticas;

f) Aumentar a participação equilibrada das mulheres e dos homens no emprego e na formação profissional;

g) Apoiar a empregabilidade das mulheres e dos homens em setores de atividade em que se encontrem sub-representadas/os;

h) Valorizar competências adquiridas em contexto profissional, familiar e social;

i) Incorporar na cultura das organizações, designadamente das empresas e outras entidades empregadoras, a ideia de que a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal é um direito e um dever dos trabalhadores e das trabalhadoras;

j) Promover a sensibilização das empresas e outras entidades empregadoras para a incorporação dos princípios da igualdade de género e não discriminação e da parentalidade;

k) Prevenir a violência doméstica e de género, enquanto expressão das assimetrias de género nas relações interpessoais.

 

 

O Prémio IGUALDADE É QUALIDADE visa também:

 

a) Distinguir as empresas e outras entidades empregadoras que realizem ou promovam ações positivas na área da igualdade entre mulheres e homens e da qualidade no trabalho, no emprego e na formação profissional;

b) Divulgar casos e medidas exemplares de diferente tipo que tenham sido desenvolvidas neste âmbito pelas empresas e entidades, informando e sensibilizando gestores/as e público em geral para a natureza dessas medidas e para a importância destes domínios;

c) Promover nas empresas e outras entidades empregadoras a adoção de medidas concretas que visem a igualdade entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional e a melhoria da qualidade do emprego, nomeadamente no que se refere à conciliação entre vida profissional, vida familiar e pessoal, dando cada vez mais visibilidade a estes fatores e às empresas e entidades empregadoras que integram esses objetivos na sua gestão global;

d) Criar exigência junto do público consumidor no sentido da preferência por bens e serviços produzidos com qualidade total, o que implica o cumprimento da legislação aplicável, nomeadamente em matéria de igualdade entre mulheres e homens;

e) Distinguir boas práticas empresariais de prevenção e combate à violência doméstica e de género.