O Projecto

A Igualdade entre mulheres e homens, também designada de igualdade de género, significa a igual visibilidade, poder e participação de homens e de mulheres em todas as esferas da vida pública e privada.

O princípio da igualdade de género em matéria de trabalho e de emprego implica o direito de igual acesso ao trabalho, ao emprego, à formação profissional e à progressão na carreira; a garantia de igualdade salarial entre mulheres e homens; a eliminação da segregação do mercado de trabalho; a participação equilibrada de homens e de mulheres na vida profissional e na vida familiar.

O Projecto Diálogo Social e Igualdade nas Empresas, integrado na Iniciativa Comunitária EQUAL, tem como principal linha de acção o desenvolvimento de produtos para Empresas nos domínios da Igualdade de Género, da Conciliação entre Vida Profissional, Pessoal e Familiar e da Protecção da Maternidade e da Paternidade, potenciando uma mudança de atitudes e de práticas em matéria de igualdade entre mulheres e homens. O Projecto tem um carácter inovador essencialmente pela sua metodologia participativa, actuando directamente com as empresas, incentivando a partilha de experiências inter e intra-empresas e o diálogo social. Este Projecto trabalha com e para as empresas.

Objectivos

  • Apoiar as empresas na promoção de boas práticas em matéria da Igualdade e da não discriminação entre mulheres e homens, da conciliação entre a vida profissional, familiar e privada, e da protecção na maternidade e paternidade.
  • Reforçar os mecanismos de encorajamento, reconhecimento, acompanhamento, divulgação de práticas promotoras da igualdade entre mulheres e homens e
  • Consolidar a dimensão da igualdade de género no quadro da responsabilidade social que cada vez mais as empresas assumem na sociedade em que se inserem.