CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Conciliação entre a Vida Profissional e Pessoal e Familiar

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações úteis

Vídeos

Destaques

Campanha Licenças Parentais 2019

Campanha Licenças Parentais 2019

A CITE-Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego assinala quarenta anos de atividade ao longo de 2019. No âmbito da efeméride, que pretende sinalizar as quatro décadas de progresso pela igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, a CITE divulga uma campanha de sensibilização para a importância da partilha das licenças parentais por Pai e por Mãe.

É fundamental a salvaguarda do exercício, de facto, dos direitos dos pais trabalhadores e das mães trabalhadoras.

É importante recordar que a Constituição da República Portuguesa determina que a maternidade e a paternidade constituem valores sociais e que os Pais e as Mães têm direito à proteção da sociedade e do Estado no exercício dos direitos relativos à parentalidade.

É relevante a dimensão da promoção ativa que a legislação portuguesa contempla sobre a proteção da maternidade e da paternidade, a partilha da licença parental entre Pais e Mães e a conciliação da atividade profissional com a vida familiar.

É essencial a proteção na parentalidade e o direito à assistência à família para a relação de equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar e pessoal e para o necessário aumento da natalidade.

A proteção na parentalidade é um dever a assumir por todas as entidades empregadoras e pela sociedade em geral, e é um direito fundamental de Pais e de Mães. A partilha do tempo e o acompanhamento das dimensões do trabalho pago e do trabalho não pago de cuidado e de realização de tarefas domésticas, promove a harmonização dos usos do tempo por homens e por mulheres, gera mais bem estar e, consequentemente, aumenta a produtividade individual e coletiva.

Conheça os direitos e os deveres. Para o futuro com igualdade.

A CITE-Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego presta informações através de atendimento jurídico especializado:

- Presencial: Rua Américo Durão, nº 12ª, 1º e 2ª andares, Olaias, Lisboa. Mediante marcação prévia, através do telefone 215 954 000, das 10h às 16h.
- Por telefone: Linha Verde (gratuita) - 800 204 684, nos dias úteis, das 14h30 às 16h00.
- Por e-mail: geral@cite.pt

Poderá ser consultado o site ou seguida a página no Facebook

A CITE-Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego é a entidade coordenadora do iGen-Fórum Organizações para a Igualdade:

• Criado em 2013, o iGen é composto atualmente por 68 organizações, nacionais e multinacionais, dos setores público, privado e da economia social, que operam em Portugal.
• As 68 organizações, que representam cerca de 2% do PIB português, comprometem-se com uma cultura coletiva de responsabilidade social e justiça incorporando nas suas estratégias de gestão os princípios de igualdade e não discriminação entre mulheres e homens no mercado de trabalho.

O iGen-Fórum Organizações para a Igualdade associa-se à CITE nesta campanha promotora das licenças parentais.

#cite40anospelaigualdade

 


partilhar: FacebookTwitter

voltar »