CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Conciliação entre a Vida Profissional e Pessoal e Familiar

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações úteis

Vídeos

Destaques

CITE-Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego
apresenta conjunto de reflexões que testemunham a sua criação e a sua atividade durante 40 anos

Livro comemorativo dos 40 anos da CITE

A CITE-Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego assinala 4 décadas de atividade em 2019. Como forma de evocar a data foi publicado o livro Edição comemorativa dos 40 anos da CITE, que integra mensagens de personalidades portuguesas que testemunharam de perto o progresso da igualdade entre homens e mulheres no mundo laboral em Portugal.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na mensagem de abertura da obra assinalou: “(…) ao longo dos seus 40 anos, a CITE tem estado ao serviço da concretização da Igualdade e do combate à discriminação entre homens e mulheres no mundo laboral, da proteção da parentalidade e da promoção da conciliação entre atividade profissional, vida familiar e pessoal. Cumpre assinalar a natureza tripartida da CITE, com a presença do Governo, Trabalhadores e Empregadores. O seu esforço conjunto permitiu e viabilizou o encontro de soluções não apenas justas e equilibradas em áreas centrais do nosso mercado de trabalho, mas também soluções consensuais, no que é uma marca distintiva de um órgão de verdadeiro diálogo social, garantindo a sedimentação de um avançado quadro de proteção legal e convencional para trabalhadores e trabalhadoras. (…)”

A mensagem do Presidente da República, a nota introdutória do General António Ramalho Eanes - Presidente da República de julho de 1976 a março de 1986, que promulgou o Decreto-Lei n.º 392/79 que criou a CITE - e os 25 testemunhos de representantes da tutela da CITE, desde 1979 até à atualidade, complementam o livro evocativo da evolução da igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho.

A obra “apresenta um conjunto inédito de reflexões que, na sua globalidade, testemunha a relevância da criação e da atividade do organismo tripartido - cuja génese coincide, não por acaso, com os primeiros anos de instalação da democracia em Portugal, que tem por missão contribuir para a efetiva igualdade, de direito e de facto, entre homens e mulheres no mercado de trabalho.” afirma a atual presidente da CITE, Joana Gíria.

Os testemunhos que integram a obra são também reveladores dos diferentes períodos históricos vivenciados em Portugal e na Europa.

Conheça a versão digital do referido livro.

 


partilhar: FacebookTwitter

voltar »