CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Conciliação entre a Vida Profissional e Pessoal e Familiar

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações úteis

Vídeos

Destaques

5ª EDIÇÃO DO FOLIO - FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DE ÓBIDOS

Falou-se de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no mercado de trabalho

O NOSSO TEMPO E OS MEDOS QUE O POVOAM. AS PERSPETIVAS DE FUTURO!

O debate subordinado ao tema O nosso tempo e os medos que o povoam, as perspetivas de futuro pretendeu ajudar a refletir sobre o facto de não haver profissões só para homens e profissões só para mulheres. A mensagem principal debatida foi “falar de igualdade de oportunidades, entre homens e mulheres no mercado de trabalho, é assumir que as profissões são para Pessoas”.

Mais de 200 alunos e alunas debateram - a 15 de outubro de 2019 - “os medos atávicos do desconhecido, das agressões no interior da família, e de outros medos que nos mobilizam e nos levam da inação à ação e à reação.” Na assistência estiveram turmas da Escola de Hotelaria de Turismo do Oeste, da Escola Técnica Empresarial do Oeste, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.

Na primeira fila do auditório, da Casa da Música da vila de Óbidos, ainda estiveram presentes proprietários e proprietárias de empresas que testemunharam as suas experiencias empresariais com uma plateia repleta de professores, professoras e estudantes provenientes de cursos técnicos de formação profissional - de turismo e de desporto - e outras pessoas interessadas pelo tema.

O debate, contou com intervenções em mesa redonda de Joana Gíria (presidente da CITE), de Daniel Pinto (diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste), de Carlos Martinho (presidente da Óbidos.com-Associação Empresarial do Concelho de Óbidos) e de Margarida Fonseca Santos (escritora). A moderação esteve a cargo da jornalista da Rádio Renascença, Maria João Costa.

Proporcionar momentos de intervenção, atuais e consistentes, com públicos de escolaridades e de grupos etários distintos foi um dos objetivos da 5ª edição do FOLIO, que decorre em Óbidos, a Vila Literária, há cerca de 5 anos. Em 2019, o FOLIO acolhe autores e pessoas leitoras para refletir e conversar em torno do tema geral “O Tempo e o Medo”. Por isso, a CITE foi parceira e organizadora de um debate que pretendeu estimular a conversa, a troca de ideias e a reflexão entre universos literários, educacionais (no âmbito da formação profissional), cívicos e empresariais.

O NOSSO TEMPO E OS MEDOS QUE O POVOAM. AS PERSPETIVAS DE FUTURO!

partilhar: FacebookTwitter

voltar »