CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações úteis

Vídeos

Destaques

World Family Summit 2017 | 14 to 15 December 2017 | Palais des Nations | Geneva – Switzerland

World Family Summit 2017 | 14 to 15 December 2017
Palais des Nations | Geneva – Switzerland

A Organização Mundial da Família, o Instituto das Nações Unidas para Formação e Investigação-UNITAR e a rede CIFAL da Global Compact, em parceria com o Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, a Divisão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Divisão das Nações Unidas para a Política Social e Desenvolvimento e a ECOSOC das Nações Unidas, realizaram uma Cimeira Mundial da Família 2017, sobre o tema: “No Family Left Behind: Families and Local Authorities working together to transform cities and human settlements into inclusive, safe, resilient, sustainable with strong communities” e o aniversário dos 70 anos da Organização Mundial da Família.

Os objetivos e as metas da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, foram discutidos nesta Cimeira. Estes objetivos comprometem os governos, as empresas, os parceiros sociais, as ONG e as pessoas a serem mais responsáveis na sociedade e no mundo.

A Agenda 2030 incita os governos a investirem em infraestruturas públicas, programas de emprego, alargamento da proteção social e a implementarem políticas de família, designadamente na proteção parental e na conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.

Não deixar ninguém para trás é o principal compromisso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030, que permite desenvolver ações efetivas, envolvendo as mulheres, os homens, as crianças, os jovens, as pessoas idosas, as pessoas com deficiência, as pessoas refugiadas, as pessoas migrantes, entre outros.

No dia 14 de dezembro p.p., foi dedicado ao ODS5-Igualdade de Género, tendo sido apresentado quatro boas práticas de igualdade de género em diferentes contextos: Alex Mejia, Diretor do Programa de Desenvolvimento Social da UNITAR, do Equador, Mukesh Kapila, da Fundação NDC do Reino Unido, Najia Musolino, Diretor Educativo da Fundação da Suíça e Corinne Namblard, CEO da INFRA& PE de França.

A CITE participou nesta Cimeira e contribuiu com algumas recomendações técnicas no âmbito do ODS 5 – Igualdade de género, que serão adotadas na Declaração Final desta Cimeira Mundial e aprovadas pela ECOSOC das Nações Unidas.

partilhar: FacebookTwitter

voltar »