CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações úteis

Vídeos

Destaques

Acelerando a paridade de género: um kit de ferramentas
Fórum Económico Mundial
(Disponível em inglês)

Ao longo dos últimos 10 anos, o Fórum Económico Mundial reuniu uma comunidade de dirigentes influentes empenhados em tratar as disparidades salariais de género, a nível global, com uma especial incidência sobre os aspetos económicos da paridade de género. Foram analisadas as disparidades salariais de género a nível nacional, regional e industrial e reunidas as melhores práticas adotadas por empresas líderes em todas as regiões do mundo. Os princípios apresentados neste kit de ferramentas destacam várias abordagens para diminuir as disparidades salariais de género em empresas de todo o mundo. Cada uma dessas práticas tem um papel potencialmente transformador, mas é mais eficaz no âmbito de uma estratégia consistente em toda a empresa. Para que tal abordagem funcione, os dirigentes devem comprometer-se a longo prazo e gerir alguns obstáculos e compromissos a curto prazo.

Há uma necessidade urgente de acelerar o progresso em direção à paridade de género, particularmente porque os mercados de trabalho enfrentam simultaneamente mudanças tecnológicas e escassez de talentos. Espera-se que os princípios de ação aqui delineados sirvam para aprofundar os compromissos existentes, inspirar novas iniciativas focalizadas no impacto para promover a paridade de género e prosseguir os trabalhos com uma focalização geográfica e setorial.

1. Compromisso como primeiro passo. Introduzir a situação na direção ao mais alto nível, compreender as disparidades salariais atuais, identificar os enviesamentos, definir metas e comunicar os benefícios da promoção da paridade de género em toda a organização.

2. Incorporar a mudança através da criação de programas focalizados nas preocupações principais da empresa, nomeadamente para lidar com as disparidades salariais, as licenças parentais, a avaliação de desempenho, os processos de contratação, o mentoring, o patrocínio e a formação em segurança e gestão.

3. Posicionar a iniciativa além da empresa e promover mudanças na indústria respetiva, na comunidade, nas escalas de valores e na sociedade em geral.

 

Acelerando a paridade de género: um kit de ferramentas - Fórum Económico Mundial

Accelerating Gender Parity: A Toolkit

partilhar: FacebookTwitter

voltar »