CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações úteis

Vídeos

Destaques

Cerimónia de entrega do Prémio Igualdade é Qualidade - 10ª Edição

Prémio Igualdade é Qualidade

A Cerimónia de entrega dos galardões da 10ª edição-2012 ao Prémio Igualdade é Qualidade para as empresas e organizações que se destacaram por práticas exemplares na área da Igualdade entre mulheres e homens no trabalho e na área da conciliação entre a vida profissional, familiar decorreu, no dia 10 de Outubro, no Palácio Foz.

O Banco Santander Totta foi a empresa galardoada, na categoria de setor privado, com Prémio, e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda, no setor público, com a distinção Menção Honrosa.

As práticas do Banco Santander Totta destacam-se pelo desenvolvimento e implementação de medidas de discriminação positiva para profissões em que as mulheres estão tendencialmente sub-representadas; encorajamento da nomeação de mulheres para cargos de alta direção; uma cultura de incentivo e orientações no sentido da conciliação da vida pessoal, familiar e profissional especificamente para homens e/ou pais.

Na Imprensa Nacional – Casa da Moeda destaca-se a existência de mecanismos que permitem pôr em prática a orientação para a promoção da igualdade entre mulheres e homens; preocupação em garantir a candidatura e seleção de mulheres e homens para profissões em que um dos sexos esteja sub-representado; resposta dada às necessidades de conciliação entre a atividade profissional e a vida familiar dos seus trabalhadores e das suas trabalhadoras.

O evento contou com a presença da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, do Secretário de Estado do Emprego, Octávio de Oliveira e do Secretário de Estado do Ordenamento, do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, bem como das Presidentes da CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego), Sandra Ribeiro e CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género), Fátima Duarte.

O PIQ é um Prémio atribuído pela CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego) e pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género).

O Prémio “Igualdade é Qualidade” foi lançado pela primeira vez no ano 2000 com o objetivo estratégico de prestigiar e reconhecer publicamente as empresas e organizações que se diferenciam na área da promoção da Igualdade no mundo laboral.

Nas 10 edições que se realizaram até ao momento, já concorreram mais de 200 entidades e foram agraciadas, entre prémio e menção honrosa, 55 empresas e organizações, entre as quais pequenas, médias e grandes empresas do território continental e ilhas.

Fotos da cerimónia (clique sobre as imagens para ampliar)

Prémio Igualdade é Qualiadade   Prémio Igualdade é Qualiadade   Prémio Igualdade é Qualiadade
Prémio Igualdade é Qualiadade   Prémio Igualdade é Qualiadade   Prémio Igualdade é Qualiadade
Prémio Igualdade é Qualiadade   Prémio Igualdade é Qualiadade   Prémio Igualdade é Qualiadade
Prémio Igualdade é Qualiadade   Prémio Igualdade é Qualiadade   Prémio Igualdade é Qualiadade
Prémio Igualdade é Qualiadade

partilhar: FacebookTwitter

voltar »