CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações úteis

Vídeos

Destaques

Compromisso para a Igualdade de Género em 21 empresas

Compromisso para a Igualdade de Género em 21 empresas


Compromissos para o desenvolvimento de ações de promoção de igualdade de género no seio das organizações foram assumidos publicamente por vinte e uma empresas representativas dos mais importantes setores da economia nacional, no passado dia 18 de Fevereiro, no Fórum Telecom, em Lisboa.

Compromisso para a Igualdade de Género em 21 empresas

As empresas Banco Espírito Santo, Banco Santander Totta, Baía do Tejo, Carris, CTT, EDP, Gebalis, Grupo Auchan, Grupo CH, IBM, INCM, Microsoft, Nestlé, PSA Peugeot Citroen, Portugal Telecom, RTP, Visteon, Xerox, e Portos de Leixões, Setúbal e Sines formalizaram o seu compromisso através da assinatura, ao mais alto nível, do Acordo de Adesão ao Fórum de Empresas para a Igualdade de Género (IGEN), promovido pela CITE e por estas.

Compromisso para a Igualdade de Género em 21 empresas

As empresas aderentes acordam desenvolver ações de promoção de igualdade de género nas suas organizações, assumindo compromissos de melhoria em dimensões que incorporam os princípios da Igualdade e da não discriminação entre homens e mulheres no trabalho e no emprego, bem como na conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar e proteção na parentalidade.

Compromisso para a Igualdade de Género em 21 empresas

A Presidente do CITE, Sandra Ribeiro, referiu que “a criação deste Fórum Empresas para a Igualdade, por 21 das mais importantes empresas a laborarem em Portugal, marca uma aposta estratégica na igualdade de género, enquanto instrumento de competitividade empresarial, naquele que é, um compromisso histórico para a mudança da cultura empresarial”.

Sublinhou ainda que esta é uma mudança que “não vai ser fácil nem rápida, e que só pode acontecer com o empenho de quem dirige estas empresas. Pois, nunca nada mudou no mundo de forma sustentada a não ser, quando quem manda pretenda que essa mudança efetivamente aconteça”.

A Presidente reconhece que este tema é difícil, mas a verdade é que “difícil não é sinónimo de impossível” e acrescenta que “as empresas podem ter muito a ganhar se reconhecerem que a igualdade de género é um bom negócio”.

Compromisso para a Igualdade de Género em 21 empresas

A Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, encerrou a cerimónia começando por felicitar a Presidente da CITE pela iniciativa. «De parabéns estão também as 21 empresas que assinam este Acordo e assim se comprometem à adoção de medidas promotoras da igualdade de género, reconhecendo assim a sua importância estratégica na atividade empresarial e, genericamente, no desenvolvimento económico do País», afirmou.

Teresa Morais sublinhou alguns aspetos preocupantes que ao longo do tempo desta legislatura têm justificado uma atuação empenhada do Governo, designadamente o desemprego das mulheres, as persistentes diferenças salariais, os mecanismos de conciliação entre a vida familiar e a vida profissional, a prevenção e o combate ao assédio sexual no trabalho e o acesso das mulheres a lugares de direção.

«Um País que se empenha no seu desenvolvimento não pode continuar a ignorar as competências das mulheres, um Mundo que se pretende desenvolvido e equilibrado não pode continuar a desperdiçar as capacidades de metade da Humanidade!», concluiu Teresa Morais.

 

Press:
http://www.rtp.pt/play/p517/e108253/entrevistas-manha-1
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=628934&tm=8&layout=122&visual=61
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=628932&tm=8&layout=123&visual=61
http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministro-adjunto-e-dos-assuntos-parlamentares/mantenha-se-atualizado/20130218-seapi-empresas.aspx
http://www.portugal.gov.pt/pt/fotos-e-videos/fotos/20130218-seapi-igen.aspx
http://www.noticiasaominuto.com/economia/46025/dezenas-de-empresas-comprometem-se-pela-igualdade-de-g%C3%A9nero-no-local-de-trabalho#.UST6EKXwkwY
http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13809338/1

partilhar: FacebookTwitter

voltar »