CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações úteis

Vídeos

Destaques

Workshop “Cerâmica decorativa na empregabilidade e promoção da igualdade do género”

Integrado no Projecto “CER Responsável” promovido pela APICER – Associação Portuguesa da Industria de Cerâmica com o apoio do COMPETE (Sistema de Apoio às Acções Colectivas), teve lugar, em Coimbra, no passado dia 13 de Outubro, o Workshop intitulado “Cerâmica decorativa na empregabilidade e promoção da igualdade do género” com a presença da CITE.

No acto de abertura, o vice presidente da Associação Portuguesa da Indústria Cerâmica, realçou que o forte crescimento e dinamização do sector cerâmico deve-se à crescente inovação e adaptação das empresas às constantes mutações da economia, destacando a sua sensibilidade para as questões relacionadas com a Responsabilidade Social e particularmente com a Igualdade de Género, de que é prova a sua participação em projectos que se encontram a ser desenvolvidos pela Associação.

“O sector da cerâmica é um sector que trabalha com visibilidade”, avançou, Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). “Este é um sector que se está a modernizar, que está a fazer tudo para continuar no mercado e que está no bom caminho”, acrescentou a presidente, sublinhando que este panorama não se realiza apenas no campo da responsabilidade social, mas também no que diz respeito à promoção da igualdade de género no trabalho. Ao caracterizar estes duas temáticas como ambiciosas, Sandra Ribeiro frisou ainda que projectos nestas duas áreas permitem fomentar “a boa saúde da economia do sector”.

O painel de intervenções do evento contou com a partilha de boas práticas empresariais neste domínio por parte da Matcerâmica – Fabrico de Louça, SA e a Porcelanas da Costa Verde, SA, as quais revelaram aos presentes as boas práticas laborais, no campo da responsabilidade social e Igualdade de género implementadas nas empresas.

De referir que a articulação das intervenções deste projecto, na área da Responsabilidade Social com outro que a APICER se encontra a promover no âmbito da Tipologia 7.2 do POPH, através do qual estão a ser implementados Planos de Igualdade em oito empresas do sector, tem vindo a garantir um elevado potencial de disseminação ao nível do restante tecido empresarial do sector da cerâmica.


Workshop “Cerâmica decorativa na empregabilidade e promoção da igualdade do género”


Workshop “Cerâmica decorativa na empregabilidade e promoção da igualdade do género”

voltar »