CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Conciliação entre a Vida Profissional e Pessoal e Familiar

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações úteis

Vídeos

Destaque

Dia Mundial da Criança | 1 de junho 2020

O Dia Mundial da Criança foi criado em 1950, alguns anos após o fim da II Guerra Mundial, para sensibilizar a comunidade internacional para os problemas que atingiam tantas crianças no mundo.

Contudo, ainda hoje estão por cumprir tantos dos princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança - ratificada por Portugal em 21 de setembro de 1990. Os direitos relativos à Educação, à Saúde e à Proteção são especialmente importantes, porque a sua ausência ou fragilidade trazem um prejuízo profundo ao saudável desenvolvimento da criança.

A atual situação de emergência de saúde pública, causada pela Covid-19, está a ter um impacto sem precedentes na vida das crianças e as consequências ultrapassam, em muito, a área da saúde. O encerramento das escolas e outras medidas de contenção estão a ter um impacto direto no acesso das crianças a uma educação de qualidade e a serviços sociais essenciais, bem como no aumento dos riscos de abuso e violência, de ansiedade e medo.

criança

A CITE reconhece o princípio segundo o qual mãe e pai têm uma responsabilidade comum na educação e no desenvolvimento da criança. E no âmbito da sua missão, a CITE promove a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho e colabora na aplicação das disposições legais e convencionais relativas à parentalidade, incentivando à articulação da vida profissional, familiar e pessoal para melhoria da qualidade de vida e do bem-estar na família.

Neste dia, conheça a forma como um grupo de crianças inglesas perceciona o acesso às profissões por cada um dos sexos. Neste sentido e durante a infância, revela-se muito importante o acesso a uma educação que promova uma efetiva igualdade de oportunidades.

#cite40anospelaigualdade

partilhar: FacebookTwitter

voltar »