CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Conciliação entre a Vida Profissional e Pessoal e Familiar

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações úteis

Vídeos

Destaques

CITE celebra o Mês Europeu da Diversidade

 

A CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego celebra o Mês Europeu da Diversidade durante o mês de maio. Esta, é uma iniciativa inédita, promovida pela Comissão Europeia, que visa assinalar a diversidade no local de trabalho e na sociedade em geral, contribuindo para a promoção da igualdade e não discriminação no mercado de trabalho.

A Carta Portuguesa para a Diversidade, consiste num documento curto, assinado de forma voluntária por entidades empregadoras de vários setores (público, privado com e sem fins lucrativos). Este documento, descreve medidas concretas que podem ser tomadas para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho, independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, caraterísticas físicas, estilo pessoal e religião.

Criar um ambiente inclusivo significa, sobretudo, gerar ambientes que favoreçam todas as pessoas com o conjunto das suas caraterísticas. Trata-se de uma forma de pensar e agir transversal à organização e onde todos e todas desempenham um papel.

A CITE é uma das entidades promotoras da Carta Portuguesa da Diversidade em Portugal e na União Europeia e celebra esta efeméride, durante o mês de maio, divulgando o Livro Branco Homens e a Igualdade de Género em Portugal, um importante contributo, produzido no âmbito do projeto EEA GRANTS, com o objetivo de promover o conhecimento e sensibilizar sobre os papéis dos homens e igualdade de género em Portugal.

Ainda no âmbito desta celebração, a CITE divulga também um vídeo institucional, com o objetivo de dar a conhecer o seu papel na sociedade portuguesa, enquanto veículo de sensibilização da diversidade, igualdade e não discriminação no mercado de trabalho, ao esclarecer e informar todas as pessoas.

#EUDiversitymonth

Mês Europeu da Diversidade

partilhar: FacebookTwitter

voltar »