CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações

Vídeos

Arquivo

 

Destaques 2006

Fevereiro 2006

Participação da CITE no canal a 2 da RTP

No âmbito do protocolo estabelecido entre a CITE e o canal a 2 da RTP, vão ser apresentados, em 2006, dez programas sobre as temáticas da competência da CITE, relacionadas com a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens e a conciliação da actividade profissional com a vida familiar.

No próximo dia 23 de Fevereiro, pelas 18h30m, o programa será subordinado ao tema: Acesso à Justiça: Maiores Dificuldades para as Mulheres?

Com os/as seguintes convidados/as em estúdio:

Professor Doutor António Casimiro Ferreira (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)
Dr.a Fátima Duarte (Presidente da CITE)
Dr. Jorge Costa (Magistrado do Ministério Público)
Dr.a Maria Ângela Neto (Sub-Inspectora Geral do Trabalho)

Março 2006

Cerimónia de entrega do
Prémio Igualdade é Qualidade
6 de Março de 2006
11h30m
Centro de Congressos de Lisboa Auditório II

A cerimónia de entrega do Prémio IGUALDADE É QUALIDADE terá lugar no dia 6 de Março de 2006, pelas 11h30m, no Auditório II do Centro de Congressos de Lisboa, contando com a presença de suas Excelências o Ministro da Presidência, o Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social e o Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional.

Nesta 5ª edição, foram premiadas a Caixa Económica Montepio Geral e a Companhia IBM Portuguesa, S.A. e merecedoras de menções honrosas a Espaço T – Associação Apoio à Integração Social e Comunitária e a Oracle Portugal – Sistemas de Informação Lda.

Participação da CITE no canal a 2 da RTP

No âmbito do protocolo estabelecido entre a CITE e o canal a 2 da RTP, vão ser apresentados, em 2006, dez programas sobre as temáticas da competência da CITE, relacionadas com a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens e a conciliação da actividade profissional com a vida familiar.

No próximo dia 9 de Março, pelas 18h30m, o programa será subordinado ao tema: Igualdade é Qualidade – Boas Práticas Empresariais

Com representantes de entidades premiadas ou merecedoras de menções honrosas em várias das 5 edições do PRÉMIO IGUALDADE É QUALIDADE.

Fórum de Ética e Responsabilidade Social – Mirror Committee
21 de Março de 2006
14h30m
Associação Industrial Portuguesa

Na sequência do convite da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), a CITE integra a Comissão Técnica de Responsabilidade Social, cujo objectivo é a criação de uma norma nacional sobre a integração do conceito de desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social das empresas, nos modelos de negócio e no mundo empresarial.

Como parte interessada nos temas que aí se debatem, intimamente ligados nomeadamente às questões da Igualdade de Oportunidades entre Homens e Mulheres, e dado o interesse da iniciativa e por ter sido solicitado, vem a CITE divulgar a realização, no próximo dia 21 de Março de 2006, pelas 14.30h, nas instalações da AIP – Praça das Indústrias – Junqueira, do Fórum de Ética e Responsabilidade Social – Mirror Committee.

Sobre este e outros assuntos,
poderá consultar o site da APEE:
www.apee.pt

Repertório de Referenciais Profissionais e de Formação
disponível no Portal do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)

Já se encontra disponível no Portal do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) o Repertório de Referenciais Profissionais e de Formação.

Este Repertório é um conjunto organizado e relacionado de dados informativos, validado pela Comissão Permanente de Certificação, que integra, por áreas profissionais, referenciais profissionais (perfis) e de formação (percursos formativos), para além de outra informação relacionada com a certificação e com os sectores de actividade.

O Repertório de Referenciais Profissionais e de Formação permite através de pesquisa simples e avançada:

• Aceder a informação sobre áreas de actividade, respectivos perfis profissionais e percursos formativos;

• Relacionar os perfis profissionais com os respectivos referenciais de formação, reconhecidos pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional - SNCP, produzidos pelo IEFP ou por outra Entidade Certificadora;

• Aceder aos Diplomas Legais publicados no âmbito do SNCP e aos Manuais de Certificação;

• Obter informações gerais sobre o SNCP, os níveis de formação, a Classificação Nacional das Profissões - CNP, entre outras;

• Aceder ao Ponto Nacional de Referência para as Qualificações - PNRQ, proporcionando a participação na rede europeia de pontos nacionais de referência de qualificações, onde poderá ser obtida informação sobre os Sistemas de Educação, de Formação e de Certificação Profissional no Espaço Europeu.

Para mais informações consulte o site: www.iefp.pt ou contacte o Departamento de Certificação do IEFP, através de e-mail: webdcr@iefp.pt ou pelo telefone: 21 861 42 30.

Abril 2006

Já se encontram disponíveis os pareceres da CITE
relativos ao ano de 2005.


Maio 2006

A CITE no canal a 2 da RTP

O programa “Sociedade Civil”, do dia 17 de Abril, foi dedicado ao tema: Direitos dos pais e mães trabalhadores

Convidados/as em estúdio:

• Prof.ª Dra Anália Torres – Socióloga do ISCTE

• Dr. António Lucas – Jurista da CITE

• Dra Maria do Céu da Cunha Rêgo – Ex-Secretária de Estado para a Igualdade

Prémio “Igualdade é Qualidade”
O prazo para entrega de candidaturas
decorre até 15 de Junho

Junho 2006

Já se encontram disponíveis os pareceres da CITE
relativos ao ano de 2006 (Janeiro - Maio)

Já se encontram disponíveis
as publicações intituladas
“Pareceres da CITE 2002-2003” e
“Pareceres da CITE no ano de 2004”


Setembro 2006

Já se encontra disponível a publicação intitulada
“Pareceres da CITE no ano de 2005”

Outubro 2006

Conselho Municipal para a Igualdade de Oportunidades
entre Mulheres e Homens
Trofa

A CITE, na pessoa da sua presidente, participou, no dia 21 de Setembro e a convite do vereador do Pelouro da Acção Social, em reunião do Conselho Municipal para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, criado com o objectivo de contribuir de forma activa para a valorização da cidadania feminina no concelho da Trofa, e em cuja Ordem de Trabalhos foram tratados os seguintes temas das áreas de competência da CITE:

1. A discriminação no mercado de trabalho

• Conciliação emprego/família
• Maternidade
• Remunerações

2. Legislação

A CITE fez questão de mostrar o seu apreço por esta boa prática da Administração Local, tendo dado a conhecer a sua actividade e prestado as informações necessárias aos temas tratados. Foram muito apreciadas as publicações da CITE entregues com destino à Biblioteca.

Novembro 2006

Lançamento das publicações intituladas “Boas Práticas de Conciliação entre Vida Profissional e Vida Familiar. Manual para as Empresas” e “Responsabilidade Social das Empresas, Igualdade e Conciliação Trabalho-Família. Experiências do Prémio Igualdade é Qualidade”

As publicações intituladas “Boas Práticas de Conciliação entre Vida Profissional e Vida Familiar. Manual para as Empresas” e “Responsabilidade Social das Empresas, Igualdade e Conciliação Trabalho-Família. Experiências do Prémio Igualdade é Qualidade” foram objecto de apresentação pública, no passado dia 6, na Sala de Baile do Palácio da Ajuda.

A sessão decorreu sob a presidência de Sua Excelência a Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, em substituição de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional.

Os comentadores foram o Senhor Dr. António Dornelas (Responsabilidade Social das Empresas, Igualdade e Conciliação Trabalho-Família) e a Senhora Prof.ª Dr.ª Anália Torres (Boas Práticas de Conciliação entre Vida Profissional e Vida Familiar).

topo »