CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações

Vídeos

CITE e os média


Igualdade entre mulheres e homens na liderança das empresas Igualdade entre mulheres e homens na liderança das empresas

Público.pt - ‎10/07/2015‎
“É tempo de encontrar o Mérito nas Mulheres e nos Homens”. Para mover esse tempo, urge mesmo mais determinação e vontade. Uma Resolução do Conselhos de Ministros relativamente recente (RCM n.º 11-A/2015), de 6 de março de 2015, mandatou a Secretária de Estado... mais »
Faltam 81 anos para a paridade Faltam 81 anos para a paridade

Mulher Executiva - 30/06/2015
Este número foi adiantado hoje pela Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, ao apresentar a primeira campanha nacional de promoção das mulheres nos conselhos de administração. “O argumento do lá chegaremos não pode continuar”, frisou... mais »
Mais mulheres nos conselhos de administração das empresas Mais mulheres nos conselhos de administração das empresas

iOnline - 30/06/2015
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) lançou ontem a primeira campanha nacional destinada a aumentar a presença de mulheres nos conselhos de administração das empresas. Coube-me a satisfação de ter sido convidada para falar sobre o tema na sessão de... mais »
CITE quer “Mulheres nos Conselhos de Administração das Empresas” CITE quer “Mulheres nos Conselhos de Administração das Empresas”

Human Resources - ‎30/06/2015
Esta é a nova campanha de promoção nacional, lançada esta manhã pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, no Átrio da Casa do Futuro da Fundação Portuguesa das Comunicações em Lisboa....
mais »
Assédio. Quem são os agressores e quem são as vítimas? Assédio. Quem são os agressores e quem são as vítimas?

iOnline - ‎04/06/2015
Cerca de 83,1% dos homens e 82,2% das mulheres já foram assediados pelos superiores hierárquicos, surgindo em segundo lugar os colegas, e em último os clientes/ fornecedores. Os autores de assédio moral são sobretudo homens (69,7%)...
mais »
Maior parte das vítimas de assédio no trabalho tem vínculo precário Maior parte das vítimas de assédio no trabalho tem vínculo precário

Diário de Notícias - Lisboa - ‎03/06/2015
De acordo com os dados do estudo, entre os 1.801 inquiridos, numa amostra representativa da população ativa, mais de 50% das pessoas vítimas de assédio moral tem contrato a prazo. A maioria das pessoas que são vítimas de assédio sexual ou moral no... mais »
Maioria das vítimas de assédio no trabalho tem vínculo precário Maioria das vítimas de assédio no trabalho tem vínculo precário

TVI24 - ‎03/06/2015
... Sexual e Moral no Local de Trabalho em Portugal”, desenvolvido pelo Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), e da responsabilidade da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego... mais »
Maior parte das vítimas de assédio moral no trabalho tem vínculo precário Maior parte das vítimas de assédio moral no trabalho tem vínculo precário

Público.pt - ‎03/06/2015‎
Passados 25 anos sobre o primeiro estudo sobre assédio sexual a mulheres no mercado de trabalho em Portugal, a pesquisa Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho em Portugal permitiu perceber que a maior parte das pessoas que são vítimas deste fenómeno tem um vínculo laboral... mais »
Fórum TSF: Assédio no trabalho Fórum TSF: Assédio no trabalho

TSF - ‎03/06/2015
Damos a devida importância ao problema do assédio moral e sexual no local de trabalho, ou esta questão continua a ser desvalorizada? Qual é realidade que se vive nas empresas que conhece? Faz sentido criminalizar o assédio sexual e moral no local de trabalho?... mais »
Uma em cada seis portuguesas já sofreu assédio sexual no trabalho Uma em cada seis portuguesas já sofreu assédio sexual no trabalho

Económico - ‎02/06/2015‎
Estes são alguns dos dados preliminares da pesquisa sobre Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho, desenvolvida no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas... mais »
Mais de 1,5 de milhões de pessoas vítimas de assédio moral ou sexual no emprego - LUSA Mais de 1,5 de milhões de pessoas vítimas de assédio moral ou sexual no emprego

LUSA - ‎02/06/2015
Estudo revela que 16,5% da população activa em Portugal já sofreu de assédio moral no trabalho. As mulheres são as principais vítimas, quer de assédio sexual quer de assédio moral... mais »

Diário de Notícias - Há 227 queixas de pais contra empresas que não lhes reduziram horários Há 227 queixas de pais contra empresas que não lhes reduziram horários

Diário de Notícias - ‎19/05/2015
Emprego. Entre 2013 e 22 de abril deste ano a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego recebeu 425 denúncias. Sobretudo de mulheres... mais »
Público - Suécia: Como a igualdade de género fez da Suécia um país mais rico Suécia: Como a igualdade de género fez da Suécia um país mais rico

Público - ‎17/05/2015
O país tem um Governo que se autodesigna “feminista”. Que quer impor quotas nas maiores empresas obrigando-as a ter 40% de mulheres a mandar. E pressionar os casais a partilhar mais as licenças parentais... mais »
Diário de Notícias - As dificuldades de amamentar depois da licença de parto As dificuldades de amamentar depois da licença de parto

Diário de Notícias - ‎03/05/2015
As mães têm direito à redução de duas horas de trabalho enquanto estão a amamentar. Mas conciliar vida profissional e exigências familiares é mais difícil do que diz a lei. Ao cansaço soma-se a incompreensão ou a desconfiança dos outros. O que fazer?... mais »
Visão Contratar mulheres é um bom negócio. A vantagem de contratar mulheres e de as promover a cargos de chefia

Visão - ‎30/04/2015
Contratar mulheres é um bom negócio. A vantagem de contratar mulheres e de as promover a cargos de chefia. Os resultados comprovam: A aposta na liderança feminina é uma mais-valia. Porque tarda então a Igualdade? ... mais »
Igualdade no trabalho: «mulheres sobem escada normal e homens uma escada rolante» Igualdade no trabalho: «mulheres sobem escada normal e homens uma escada rolante»

TSF - ‎08/03/2015
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego recebeu mais queixas no último ano. Maioria está relacionada com impossibilidade de cumprir o que está na lei e conseguir conciliar emprego e família... mais »
Diário de Notícias - Portugal acima da média da OCDE nas mulheres formadas em ciências Portugal acima da média da OCDE nas mulheres formadas em ciências

Diário de Notícias - ‎06/03/2015
País está entre os cinco que cresceram mais de dez pontos percentuais na área científica numa década. Alunas têm menos autoconfiança na resolução de problemas de matemática e de ciências... mais »
Preconceitos sociais condicionam escolha académica e profissional de homens e mulheres Preconceitos sociais condicionam escolha académica e profissional de homens e mulheres

Jornal i com Agência Lusa - ‎06/03/2015
A presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego alertou hoje que os preconceitos sociais sobre homens e mulheres condicionam a liberdade de escolha académica e profissional, apontando que o Governo... mais »
Pela igualdade e não discriminação salarial entre homens e mulheres Pela igualdade e não discriminação salarial entre homens e mulheres

Ei Montepio - ‎06/03/2015
Assinala-se hoje o Dia da Igualdade Salarial em Portugal. O Ei falou com Joana Gíria, presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE)... mais »
Mais mulheres na gestão das maiores empresas Mais mulheres na gestão das maiores empresas

Jornal de Notícias - ‎20/01/2015
Em 10 anos, Portugal duplicou o número de mulheres em conselhos de administração das maiores 20 empresas nacionais. De 4%, em 2003, passaram para 9% em 2013... mais »
2013 Comissão para a Igualdade recebeu 170 queixas 2013 Comissão para a Igualdade recebeu 170 queixas

Notícias ao Minuto - ‎20/01/2015
Em declarações à agência Lusa, no final da audição, a presidente da CITE afirmou que o tipo de queixas apresentadas à comissão tinha mudado. Passámos da queixa básica, "que é importantíssima, sobre por exemplo o horário da amamentação, para queixas ... mais »
Presença de mulheres nos conselhos de administração mais do que duplicou em 10 anos Presença de mulheres nos conselhos de administração mais do que duplicou em 10 anos

Lusa - ‎20/01/2015
A proporção de mulheres nos conselhos de administração de empresas em Portugal mais do que duplicou em dez anos, mas ainda representa metade da média europeia, fixada nos 18%, revela um relatório hoje divulgado... mais »
​Duplica número de mulheres nos conselhos de administração ​Duplica número de mulheres nos conselhos de administração

TVI24 - ‎20/01/2015
Números são divulgados no relatório sobre o Progresso da Igualdade entre Mulheres e Homens no Trabalho, no Emprego e na Formação Profissional 2013.
O número mais do que duplicou numa década, mas ainda está bem abaixo da média europeia... mais »
Mulheres nos conselhos de administração mais do que duplicaram em 10 anos Mulheres nos conselhos de administração mais do que duplicaram em 10 anos

Diário de Notícias - Lisboa - ‎20/01/2015
Proporção de mulheres nos conselhos de administração das maiores empresas portuguesas subiu de 4% para 9%, segundo estudo da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego... mais »
Portugal abaixo da média europeia quanto à presença de mulheres nas administrações Portugal abaixo da média europeia quanto à presença de mulheres nas administrações

Renascença - ‎20/01/2015
Relatório coordenado pela Comissão para a Igualdade e Emprego refere que ainda há “enorme assimetria entre homens e mulheres” nos cargos de direcção, chefia ou alta responsabilidade... mais »
Relatório: Mulheres nas administrações mais do que duplicaram Relatório: Mulheres nas administrações mais do que duplicaram

Diário Digital - ‎20/01/2015
A proporção de mulheres nos conselhos de administração de empresas em Portugal mais do que duplicou em dez anos, mas ainda representa metade da média europeia, fixada nos 18%, revela um relatório hoje divulgado... mais »
Trabalhadores apresentaram 170 queixas à Comissão para a Igualdade no Trabalho em 2013 Trabalhadores apresentaram 170 queixas à Comissão para a Igualdade no Trabalho em 2013

Diário de Notícias - Funchal - ‎20/01/2015
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) recebeu 170 queixas em 2013, mais 70 face ao ano anterior, uma subida justificada com o aumento das reclamações relativas ao setor público, que ultrapassou as 60... mais »
Presença de mulheres nos conselhos de administração mais do que duplicou em 10 anos Presença de mulheres nos conselhos de administração mais do que duplicou em 10 anos

Lusa - ‎20/01/2015
A proporção de mulheres nos conselhos de administração de empresas em Portugal mais do que duplicou em dez anos, mas ainda representa metade da média europeia, fixada nos 18%, revela um relatório hoje divulgado... mais »
170 queixas num ano na Comissão para a Igualdade no Trabalho 170 queixas num ano na Comissão para a Igualdade no Trabalho

TVI24 - ‎20/01/2015
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) recebeu 170 queixas em 2013, mais 70 face ao ano anterior, uma subida justificada com o aumento das reclamações relativas ao setor público, que ultrapassou as 60... mais »
Trabalhadores apresentaram 170 queixas em 2013 Trabalhadores apresentaram 170 queixas em 2013

Correio da Manhã - ‎20/01/2015
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego recebeu 170 queixas em 2013, mais 70 face ao ano anterior, uma subida justificada com o aumento das reclamações relativas ao setor público, que ultrapassou as 60... mais »
Number of women on boards of Portuguese companies doubles in 10 years Number of women on boards of Portuguese companies doubles in 10 years

China.org.cn - ‎21/01/2015
The proportion of women on the board of directors of Portuguese companies has more than doubled in the last 10 years, but is still around half the European average, said a study on Tuesday... mais »