CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações

Vídeos

CITE e os média


Revista Business PortugalPromoção da igualdade de género

Revista Business Portugal | Anuário '16‎
Criada há 37 anos, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) tem como missão promover a igualdade e a não discriminação entre mulheres e homens no trabalho, no emprego e na formação profissional, bem como a proteção da parentalidade e a conciliação da atividade profissional com a vida familiar e pessoal... mais »
ExpressoMulheres trabalham mais 61 dias por ano sem remuneração do que os homens

Expresso - ‎03/11/2016‎
No Dia Europeu pela Igualdade Salarial, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego destaca as diferenças ainda existentes entre mulheres e homens no nosso país. As mulheres portuguesas trabalham, em média, mais 61 dias por ano sem remuneração, em comparação com os... mais »
Trabalhadoras portuguesas ganham menos dois meses do que os homens Trabalhadoras portuguesas ganham menos dois meses do que os homens

Renascença - ‎03/11/2016
Apesar de a diferença salarial entre géneros ter diminuído entre 2013 e 2014, as desigualdades persistem. Portuguesas trabalham, em média, mais 61 dias por ano sem remuneração. As mulheres portuguesas trabalham, em média, mais 61 dias por ano sem remuneração, em comparação... mais »
ExpressoQuanto maior a escolaridade, maior a diferença salarial entre homens e mulheres

Expresso - ‎03/11/2016‎
Desigualdades entre homens e mulheres começam antes do primeiro emprego, diz ao Expresso a presidente da CITE, no Dia Europeu pela Igualdade Salarial. "É uma questão educacional, que tem início dentro das próprias casas." Governo vai criar grupo interministerial para estudar propostas de... mais »
Disparidade salarial entre mulheres e homens vai ser analisada pelo GovernoDisparidade salarial entre mulheres e homens vai ser analisada pelo Governo

Público.pt - ‎31/10/2016‎
Por comparação com os homens, é como se as mulheres trabalhassem 61 dias sem serem remuneradas. O Governo vai criar mais um grupo de trabalho, desta vez para estudar propostas “que contribuam para a correcção das disparidades salariais que persistem entre mulheres e homens”... mais »
www.delas.ptCampanha contra a desigualdade no uso do tempo é lançada esta semana

www.delas.pt - ‎23/10/2016
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) lança na próxima semana uma campanha nacional sobre ‘Conciliação e Usos do Tempo’. O objetivo é sensibilizar o público, em geral, para a necessidade de homens e mulheres exercerem o direito a conciliar a vida profissional com... mais »
Human Resources PortugalOPTIMISMO NOS SALÁRIOS, CEPTICISMO NA GESTÃO DE PESSOAS

Human Resources Portugal - ‎Outubro 2016
Em Setembro, a Human Resources lançou o seu primeiro Barómetro, desafiando mais de uma centena de profissionais ligados à Gestão de Pessoas a responder a 10 perguntas com o objectivo de aferir tendências para o sector. Apresentamos os resultados, que revelam tendências positivas... mais »
VisãoNúmero de mulheres grávidas forçadas a deixar o emprego duplicou

Visão - ‎31/08/2016
No Reino Unido, na última década, 54 mil mulheres grávidas viram-se “obrigadas” a sair do seu trabalho por causa de pressões laborais. Para a Women and Equalities Select Committee, uma comissão criada, em 2015, para defender a igualdade de género no Reino Unido, existe um... mais »
Economia ao Minuto Estado e empregadores comprometem-se a não
discriminar


Economia ao Minuto - ‎31/03/2016‎
O respeito pela inclusão e pela diversidade no local de trabalho estão na base da assinatura da Carta Portuguesa para a Diversidade, numa cerimónia que decorre hoje e que junta o Governo a 40 entidades públicas e privadas... mais »
Pontos de Vista Pela Valorização das Mulheres

Pontos de Vista - ‎14/03/2016‎
Apesar de grandes avanços em alcançar a igualdade de género entre mulheres e homens, ainda existe um caminho a percorrer. A propósito do Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de março... mais »
Dinheiro Vivo - Igualdade. Empresas obrigadas a ter um terço de mulheres na gestão até 2018 Igualdade. Empresas obrigadas a ter um terço de mulheres na gestão até 2018

Dinheiro Vivo - ‎30/01/2016‎
O governo vai avançar com legislação para aumentar o número de mulheres nas administrações das empresas do Estado e das cotadas. De fora ficam as PME... mais »
APS renova compromisso para a igualdade de géneroAPS renova compromisso para a igualdade de género

Distrito - ‎27/01/2016‎
APS figura entre as 38 entidades a assinar o Acordo de Adesão para a Igualdade do Género. A Cerimónia de Assinatura dos Acordos de Adesão e de Renovação de Compromissos, uma iniciativa do Fórum Empresas para a Igualdade de Género – O nosso Compromisso, teve lugar no passado.... mais »
O que mudou nas empresas que integram o fórum para a igualdade? O que mudou nas empresas que integram o fórum para a igualdade?

Público.pt - ‎26/01/2016‎
A maior parte das medidas são na área da conciliação da vida familiar com a vida profissional. Mais de 50% das empresas que no ano passado integraram o grupo apresentam pelo menos 30% de mulheres em cargos directivos... mais »
39 empresas assinam compromisso pela igualdade de género 39 empresas assinam compromisso pela igualdade de género

Diário de Notícias - ‎26/01/2016
Organizações comprometem-se a desenvolver ações pela igualdade entre homens e mulheres e defesa da parentalidade... mais »
Igualdade entre mulheres e homens na liderança das empresas A igualdade de género

Revista Business Portugal - ‎02/11/2015‎
A proporção de mulheres nos conselhos de administração das empresas portuguesas cotadas em bolsa é de 9 por cento, metade da média europeia. A Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego (CITE) lançou recentemente a campanha de promoção nacional “Mulheres nos Conselhos de Administração das Empresas”, como surgiu a iniciativa e quais... mais »
Igualdade entre mulheres e homens na liderança das empresas Igualdade entre mulheres e homens na liderança das empresas

Público.pt - ‎10/07/2015‎
“É tempo de encontrar o Mérito nas Mulheres e nos Homens”. Para mover esse tempo, urge mesmo mais determinação e vontade. Uma Resolução do Conselhos de Ministros relativamente recente (RCM n.º 11-A/2015), de 6 de março de 2015, mandatou a Secretária de Estado... mais »
Faltam 81 anos para a paridade Faltam 81 anos para a paridade

Mulher Executiva - 30/06/2015
Este número foi adiantado hoje pela Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, ao apresentar a primeira campanha nacional de promoção das mulheres nos conselhos de administração. “O argumento do lá chegaremos não pode continuar”, frisou... mais »
Mais mulheres nos conselhos de administração das empresas Mais mulheres nos conselhos de administração das empresas

iOnline - 30/06/2015
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) lançou ontem a primeira campanha nacional destinada a aumentar a presença de mulheres nos conselhos de administração das empresas. Coube-me a satisfação de ter sido convidada para falar sobre o tema na sessão de... mais »
CITE quer “Mulheres nos Conselhos de Administração das Empresas” CITE quer “Mulheres nos Conselhos de Administração das Empresas”

Human Resources - ‎30/06/2015
Esta é a nova campanha de promoção nacional, lançada esta manhã pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, no Átrio da Casa do Futuro da Fundação Portuguesa das Comunicações em Lisboa....
mais »
Assédio. Quem são os agressores e quem são as vítimas? Assédio. Quem são os agressores e quem são as vítimas?

iOnline - ‎04/06/2015
Cerca de 83,1% dos homens e 82,2% das mulheres já foram assediados pelos superiores hierárquicos, surgindo em segundo lugar os colegas, e em último os clientes/ fornecedores. Os autores de assédio moral são sobretudo homens (69,7%)...
mais »
Maior parte das vítimas de assédio no trabalho tem vínculo precário Maior parte das vítimas de assédio no trabalho tem vínculo precário

Diário de Notícias - Lisboa - ‎03/06/2015
De acordo com os dados do estudo, entre os 1.801 inquiridos, numa amostra representativa da população ativa, mais de 50% das pessoas vítimas de assédio moral tem contrato a prazo. A maioria das pessoas que são vítimas de assédio sexual ou moral no... mais »