CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Direitos e deveres dos trabalhadores e das trabalhadoras

Direitos e deveres das entidades empregadoras

Obrigações das entidades empregadoras

Proteção na parentalidade

Calculadora amamentação/aleitação dispensa diária
Calculadora
Amamentação/aleitação
Dispensa diária em caso de
tempo parcial

Diálogo social

Formação

Boas práticas de igualdade no trabalho e no emprego

Disparidades salariais

Relatórios sobre o progresso da igualdade

Anúncios de oferta de emprego x Igualdade de género

Estatísticas

Legislação

Jurisprudência

Documentos estratégicos

Pareceres CITE

Pareceres prévios
Elementos obrigatórios
Horário flexível »
Tempo parcial »

Publicações CITE

Projetos CITE

Internacional

Protocolos

Conferências e eventos

CITE e os média

Centro de documentação on-line

Agendas CITE

Ligações úteis

Vídeos

CITE e os média


Objectivo último: o respeito pela dignidade humanaObjectivo último: o respeito pela dignidade humana

Ver - ‎06/12/2017
O assédio sexual e moral no trabalho, enquanto práticas discriminatórias, privam as vítimas, maioritariamente mulheres, dos seus direitos laborais e do seu valor enquanto pessoas e trabalhadoras, provocando-lhes nocividades que se repercutem na sua auto-estima, no seu projecto de vida e nas suas relações familiares. Nessa medida, a recente alteração... mais »
IGen – Fórum Empresas para a Igualdade 68 organizações de diversos e importantes setores da economia nacional assinam acordo para a igualdade de géneroIGen – Fórum Empresas para a Igualdade 68 organizações de diversos e importantes setores da economia nacional assinam acordo para a igualdade de género

Correio da Manhã - ‎05/12/2017
No dia 5 de dezembro, 68 organizações representativas de diversos e importantes setores da economia nacional juntam-se no Auditório Almada Negreiros, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, numa cerimónia coorganizada pela... mais »
iGen: Há sete novas organizações que garantem lutar pela igualdade no trabalhoiGen: Há sete novas organizações que garantem lutar pela igualdade no trabalho

Diário de Notícias - ‎03/12/2017
O iGen, o fórum das empresas e organizações para a igualdade, está a crescer. A dois dias da renovação de compromissos das empresas que se propõem a promover e a cumprir o equilíbrio entre mulheres e homens no local de trabalho, a presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho... mais »
PúblicoEmpresas que não cumpram igualdade salarial podem ser impedidas de celebrar contratos com o Estado

Público - ‎02/11/2017‎
Proposta de lei foi aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros, numa altura em que as mulheres nos quadros superiores das empresas portuguesas recebem 72,1% do que os homens auferem, segundo relatório que coloca Lisboa no topo do ranking das regiões mais desiguais... mais »
RTP NotíciasMulheres continuam a trabalhar em áreas tradicionalmente femininas mas cenário está a mudar

RTP - ‎01/11/2017
A grande maioria da força laboral feminina ainda trabalha em setores tradicionalmente vocacionados para elas. A conclusão é avançada por um estudo sobre a igualdade de género no mercado de trabalho, que será a apresentado esta quinta-feira, no seminário "A Igualdade de Género no Mercado... mais »
Fórum TSF: Assédio no trabalhoMulheres continuam a trabalhar em áreas "femininas", mas situação está a mudar

TSF - ‎01/11/2017
Mulheres continuam a desempenhar menos cargos de chefia e a auferir salários inferiores. As mulheres continuam a trabalhar principalmente em áreas "tradicionalmente femininas", mas começa a aumentar a sua representatividade nas atividades de consultoria, científica, técnica e similares, revela um... mais »
Homens optam cada vez mais por receber subsídio por licença parental obrigatóriaHomens optam cada vez mais por receber subsídio por licença parental obrigatória

Diário de Notícias - ‎01/11/2017
Cada vez mais os homens optam por receber o subsídio por licença parental obrigatória de uso exclusivo do pai, revela um relatório hoje divulgado, que destaca este aumento "bastante significativo" registado na última década... mais »
www.delas.ptCITE: 38 anos a lutar pela igualdade no mundo laboral

Delas - ‎20/09/2017
Esta quarta-feira, 20 de setembro, passam 38 anos sobre a publicação do Decreto-Lei n.º 392/79, diploma que criou a CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego e ficou conhecido por “Lei da Igualdade”. Desde a reta final dos anos 70 do século passado, é a CITE o organismo nacional que, com ADN próprio, integrando representantes dos parceiros... mais »
liderancanofeminino.org“As diferenças salariais são mais acentuadas nas atividades em que a participação feminina é maior”

Lideranca no Feminino - ‎27/06/2017‎
Joana Gíria assumiu, em 2015, o cargo de Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). Esta Comissão tem um papel importantíssimo na sociedade, no que respeita à promoção do diálogo social, na área da igualdade entre homens e mulheres, no mundo laboral... mais »
PúblicoLei das quotas de género aprovada no Parlamento

Público - ‎23/06/2017‎
Seis deputados do CDS, incluindo Assunção Cristas, votaram a favor. A lei que introduz quotas de género nas administrações – e nos órgãos de fiscalização das empresas públicas e das cotadas em bolsa – foi aprovada no Parlamento nesta sexta-feira com os votos a favor do PS, BE , PEV, PAN e seis deputados do CDS. Outros sete deputados centristas votaram... mais »
www.delas.ptLei das quotas aprovada com votos do PS, BE e CDS

Delas - ‎23/06/2017
Seis deputados do CDS, entre os quais a líder Assunção Cristas, e todos o os do PS e do BE aprovaram hoje uma lei para tornar mais paritárias a administração pública e empresas públicas e cotadas em bolsa. Na hora de votação, a bancada do CDS, que tinha liberdade de voto, dividiu-se, mas a líder do partido, Assunção Cristas, e mais cinco centristas... mais »
www.portugal.gov.pt«UM DIA HISTÓRICO» COM APROVAÇÃO DA LEI DA REPRESENTAÇÃO EQUILIBRADA NAS ADMINISTRAÇÕES DAS EMPRESAS

República Portuguesa - ‎23/06/2017
O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, afirmou que a aprovação da lei que estabelece o regime da representação equilibrada entre mulheres e homens nos órgãos de administração e de fiscalização das empresas do setor público... mais »
sabado.ptLei de quotas de género nas empresas aprovada

Sábado - ‎23/06/2017
PS, BE e de seis deputados do CDS-PP são a favor. PCP contra e PSD absteve-se. Foi hoje aprovada no Parlamento a lei que introduz quotas de género em empresas públicas e cotadas em bolsa. A lei foi aprovada com a abstenção do PSD, e os votos favoráveis de PS, BE e de seis deputados do CDS-PP (entre eles Assunção Cristas)... mais »
maxima.ptAprovada lei das quotas de género

Maxima - ‎23/06/2017
Acaba de ser aprovada no Parlamento (com votos a favor do PS, BE, PEV e PAN, além de seis deputados do CDS, incluindo Assunção Cristas) a lei que introduz quotas de género nas administrações e nos órgãos de fiscalização das empresas. A nova lei introduz uma quota mínima de género de 33,3% nas administrações e nos órgãos de fiscalização.. mais »
Jornal iCalçado. Acordo histórico na igualdade salarial

Jornal i - ‎30/05/2017
Portugal é um dos países onde o gap salarial entre mulheres e homens tem vindo a aumentar. O setor do calçado deu um passo histórico no que diz respeito à igualdade salarial entre homens e mulheres depois de ter assinado no mês passado um contrato coletivo que garante salários iguais para a mesma função, independentemente do sexo... mais »
DestakMulheres são as maiores vítimas de assédio

Destak - ‎30/05/2017
As mulheres são as principais vítimas de assédio moral (16,7%) e de assédio sexual (14,4%) no local de trabalho, uma perseguição que também atinge os homens (15,9% e 8,6%, respetivamente). Segundo um estudo da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego... mais »
Sapo24Assédio no trabalho? Elas são as principais vítimas, mas eles também sofrem

Sapo24 - ‎30/05/2017
As mulheres são as principais vítimas tanto de assédio moral (16,7%) como de assédio sexual (14,4%) no local de trabalho, uma perseguição que também atinge os homens, segundo um estudo que será debatido hoje na Assembleia da República... mais »
VisãoAssédio no trabalho: Mulheres são as principais vítimas, mas homens também sofrem

Visão - ‎29/05/2017
As mulheres são as principais vítimas tanto de assédio moral (16,7%) como de assédio sexual (14,4%) no local de trabalho, uma perseguição que também atinge os homens, segundo um estudo que será debatido hoje na Assembleia da... mais »